segunda-feira, 12 de julho de 2010

Oásis

Eu tenho há alguns anos um sonho recorrente, com uma pessoa do passado. Todas as vezes que sonho com ele, porém, é um pouco diferente da vez anterior. Ele sempre adquire alguma característica da pessoa com que estive mais recentemente, acabando por se tornar um homem-amálgama de qualidades de todas as pessoas que já tive na vida. Quer dizer, quanto mais sonhos, mais príncipe encantado ele virava.

Antes eu acordava desses sonhos sentindo angústia pelo fato de saber que eu e esse cara do passado, apesar de meus desejos, nunca teríamos mais uma chance porque... porque não dá. Incompatibilidade total de objetivos, destinos completamente diversos. Hoje de manhã, porém, apesar de melancólica eu não me senti angustiada. E comecei a tentar descobrir a razão do repentino sossego em meu coração.

Entendi que é porque eu não só não o amo no presente, como eu estou aprendendo a deixar o passado efetivamente no passado. Sim, eu tive um ex maravilhoso. Sim, eu ainda sonho com ele. Sim, meu inconsciente o deseja (vá lá, uma parte do meu consciente também, e muito!) mas... se tivéssemos ficado juntos, teríamos sido felizes? Talvez eu tivesse cometido menos erros, talvez tivesse definido mais cedo meus objetivos na vida, mas... teria valido a pena? Não tenho como saber, jamais terei. E estou começando a me conformar com isso.

E então recentemente um outro encontro especial me ensinou que há na vida um tempo e espaço delimitado para cada experiência e, passada a experiência, o que deve sobreviver é a lembrança. Mas não uma lembrança que machuca, que angustia. O que eu tento conservar agora é uma lembrança de verdadeira afeição.

Num terreno tão árido como o dos relacionamentos, eu tive alguns oásis. E procuro me concentrar neles agora. É tão bom mudar de perspectiva e definir as experiências pelo lado bom, e não pelo lado doloroso! Vou continuar praticando!

Just a little affection on this cold and windy road... (Edguy - 'Save Me')

2 comentários:

  1. miniiiiiiiina!! ó, fico feliz por você nessa "sedimentação" do passado... não é isso mesmo? quem sabe um dia até vira petróleo... kkk
    espero ter sido um desses oásis [pretensioso eu =)]... mas lembre-se... nesse não tem coqueiros e nem um laguinho... tem gelo bagarai e um pinguim bobão... hahahahha

    saudades!!! bjo!!!

    ResponderExcluir
  2. "...É tão bom mudar de perspectiva e definir as experiências pelo lado bom, e não pelo lado doloroso!" Acho isso incrível e ao mesmo tempo tão difícil - pelo menos pra mim...
    Curioso que o "natural" é olharmos quase sempre o lado ruim. Já reparou que na maior parte do tempo quando as pessoas se encontram é pra reclamar de chefe, de problemas, disso e daquilo?
    Vc está certa, minha querida!
    Muitissimo feliz por todo esse "renascimento". É essa a palavra?
    Saudade (grande!)dos seus textos maravilhosos, saudades de vc ;)

    Beijos britânicos

    ResponderExcluir