segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quando o corpo quer e a mente vacila

Tinham me dito que chegaria um momento em que eu me sentiria bem, fisicamente, mas não me sentiria saudável. Quando as maiores dores fossem embora, eu voltaria ao meu pique normal mental e aí sim sofreria psicologicamente. Pois, 40 dias depois de ser operada, esse momento chegou.

Ainda não posso andar, nem de muletas. Não comecei a fisioterapia hoje por um problema da própria clínica. Não sinto dores fortes nem sequer no quadril. Mas minha cabeça não pára e são raros os dias em que durmo sem tomar um remédio pra esse fim. Estou emocionalmente cansada, não me sinto produtiva, sinto-me ligeiramente deprimida...

Enfim, eu sei que é temporário. Não demorará até que eu possa ter alguma autonomia. Porém, estou cansada da rotina de doente sem estar doente. Tenho medo de adoecer de verdade, da cabeça. Não que eu queira minha vida de volta, ela não estava tão boa assim, nem tão certa; mas, se eu recuperasse a paz de espírito, já seria uma grande coisa.

Tenho muito mesmo a agradecer aos amigos que têm vindo me ver, me levam prá sair, me ligam e, especialmente, me compreendem. É muito difícil estar na minha situação e não estou falando isso pra que tenham pena de mim mas, para que, na verdade, eu tenha mais paciência comigo mesma (nunca tive muita!). Meus amigos e minha mãe, em especial, têm me ajudado a ver os fatos de uma outra perspectiva. Estou hipersensível e acho mutas vezes que sou uma pessoa ruim ou não digna do que recebo, e minha tentativa de não incomodar vai tão longe a ponto de eu não abrir a boca sobre quase nada que sinto. É bom então que saibam, por isso falarei publicamente, que está sendo mais sofrido psicológica do que fisicamente, agora. E que vou precisar muito, muito, muito ainda do apoio e da compreensão de vocês.


3 comentários:

  1. Compreensão total você já tem. Apoio a gente vai aprendendo a dar porque ninguém estava (ou sequer estaria) preparado para lidar com tudo o que aconteceu. Mas que fazer a não ser encarar? Que bom que tem tanta gente pra estar aí com e por você. Mas essas pessoas só estão aí porque você merece!
    Tenta satisfazer esse frenesi da sua mente com atividades que seu corpo possa fazer agora. As opções são muitas... é só que a gente fica acostumado a fazer certas coisas e esquece que existem outras diferentes.
    Posso ser clichê? Tenha paciência. Ah, e aproveita o tempo pra pensar e repensar. Raramente temos chance pra isso. :-*

    ResponderExcluir
  2. Minha querida... Entendo. Aproveite. Falar em proveito nesta hora é F..., mas entenda que toda sua reflexão valerá para você. Você já é um ser humano fantástico. É bem complicada essa situação. Mas você é virginiana e vai se sair muito bem. Ontem no encontro da Lua Cheia, pensei muito em você. O sol está em Virgem e então reverenciamos este signo do equilíbrio e justiça, quando pleno em sua função para o bem, sem raiva e sem rancor. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Um poeta* de grande sabedoria disse certa vez "...aprendo isso diariamente, aprendo em meio a dores às quais sou grato:
    paciência é tudo!"
    Ow minha querida Kitty, pense que há situações muito piores que a tua, pessoas "imóveis" em circunstâncias bem mais adversas... Enxergue esse momento como algo passageiro, porque no final de contas é isso mesmo.
    O amigo "Ali" sugere fazer algo novo. Aproveite!Leia, descanse, navegue na net, leia de novo, escreva, curta a Marycat e, sobretudo, valorize um lar tão acolhedor!
    E o stress habitual do trabalho? Que bom que temporariamente vc. nem sabe mais o que é isso.
    Olhe para o "quadrinho-amerelo" e inspire-se!
    Beijos britânicos.
    * Rilke

    ResponderExcluir