quinta-feira, 21 de maio de 2009

Perdoar e esquecer

Depois de um ano ela me procura, através de um e-mail choroso, cheio de referências à nossa antiga amizade, pedindo perdão. Ela sabe que tocaria em meu ponto fraco ao falar dos nossos telefonemas e risos, das nossas fofocas e choros compartilhados. Ela me conhecia muito bem.

O que ela talvez não saiba é que durante este último ano eu sofri tanto, eu chorei tanto - e a parte dela nisso é ínfima se comparada a dos outros - que, passando por cima de toda a minha generosidade, dessa vez aprendi a fazer diferente.

Perdoar para mim é uma segunda natureza, não é algo que eu tenha que me esforçar para fazer: desde criança, eu sou aquela apaziguadora, a que se metia no meio das rusgas alheias propondo "vamos conversar". Eu sempre ouço, eu sempre entendo, eu sempre dou uma segunda chance. E eu quase sempre sofro. Sou conhecida por brigar e fazer as pazes em cinco minutos, por sempre ser a primeira que pede desculpas, tendo razão ou não.

Tanta "bondade" já me rendeu traição, prejuízo financeiro, e até umas sessões na psiquiatra. Já engordei, emagreci, fiquei deprimida e perdi cabelo. Muitas e muitas vezes acordei desejando não precisar levantar, muitas vezes levantei desejando não precisar enfrentar o dia e muitas vezes enfrentei o dia implorando que a noite - e meu travesseiro, e lágrimas - viessem logo para aliviar a angústia.

Mas...não dessa vez, não para ela, não para nenhum deles que fizeram do último ano um inferno vivo, a cores, se desenrolando na minha frente. Sem arrependimento, sem dor alguma, com uma frieza que me deixa pasmada se comparada ao meu eterno coração-mole, o que você fez está, sem dúvida, perdoado, mas jamais esquecido.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu consigo viver com o fato de que vou ignorar certas pessoas por todo o sempre por não terem me ouvido quando avisei inúmeras vezes que estavam ultrapassado os limites da minha tolerância,compreensão e paciência.Quando tomo birra de alguém é uma merda.É mais forte do que eu.É o fim,não adianta insistir.Never forgive,never forget.O que me irrita mais é ter a absoluta certeza de que a pessoa faz as merdas sabendo da sua reação e faz assim mesmo na certeza de que 'if things get ugly' é só pedir desculpa e está tudo bem.É prático assim.Ou seja, vem mais por aí.I've got enough problems of my own.Watch your own asshole.Prejuízos financeiros?Ah,sim claro.Bem vinda ao time.

    ResponderExcluir
  3. Ah e me lembre de não usar computadores aleatórios pra postar comentarios onde as pessoas não fazem logoff

    ResponderExcluir
  4. Nem sempre é tão simples dar uma segunda chance, ou terceira.
    Acho que confiança só se perde uma vez, depois, já era. Concordo contigo. Sei que não é fácil, mas quem disse que a vida é fácil? Bjs,

    ResponderExcluir