segunda-feira, 20 de abril de 2009

Brasília 49

Eu sou de uma época do orelhão vermelho, de ficha;
época em que os Trapalhões eram quatro, e eram os melhores;
banda ainda era conhecida por "conjunto";
programa de sábado era Viva a Noite;
dominó era mais que um jogo, e as crianças gostavam de coisas de criança.

Eu sou de uma época de brincar na rua, trocar papel de carta;
computador era praticamente uma ficção;
ainda não havia Lula lá (nem Roriz aqui);
e viajar de avião era realmente seguro.

Eu sou de uma época em que muita corrupção havia, mas sabíamos onde buscar os culpados,
porque agora eles estão em todo e qualquer lugar (e não só aqui, como se convencionou pensar).

Eu sou de uma época em que essa cidade não era sitiada, inchada;
sou de uma época que do sexto andar via-se o mundo;
hoje é preciso subir ao topo do condomínio fechado.

Eu sou de uma época de ruas livres, amplas,
limpas.
Eu não sei de quem é essa cidade que alaga com as chuvas,
que perturba com o buzinar constante
de um tráfego enlouquecedor.

Eu sou de uma época mais pura, mais colorida, mais divertida e até mais brega;
mas antes a breguice do que a acachapante alienação e o torpor que toma muitos dos cérebros dessa cidade nos dias de hoje.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou desta época, ou um pouquinho anterior à ela, mas isso não importa. Importa que tenho uma amiga que além de ser tudo isso, escreve muito bem. Jà coloquei o link no meu blog para não deixar mais de voltar aqui. Beiijos e continue escrevendo. Bjs, Raí.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto de estréia :-) Tenho até umas fotos pra ilustrar ele se quiser.Aliás,realmente os anos 80 foram os melhores.Fico imaginando se quem é de 70,60,50... pensa a mesma coisa da época deles apenas por serem da época ou se 80 foi realmente uma época especial.Era tudo meio mágico,misterioso,glamoroso até.Seria eu apenas um fedelho babão e sem noção do mundo?Hoje vejo as coisas - novas bandas,modinhas,tendências - tão apaixonantes quanto escovar os dentes.Foi o mundo que mudou ou fui eu?

    ResponderExcluir
  4. Ah e o Brasilia 49? Piadinha com Rio 40 graus ? }8)

    ResponderExcluir
  5. E a política do pão e circo atravessa séculos, eras...Uma mega festa realizada, enquanto os professores realizam greve.
    Contudo, a quase cinquentona Brasília ainda conserva seus encantos e "eles" não conseguirão destrui-los.

    ResponderExcluir
  6. Olha a minha querida Kitty de volta!
    Precisamos celebrar os 49 anos da nossa 'muy querida' capital! Cláudia Leite hoje? Vamos?
    (Just kidding...)
    Beijos britânicos (ou suecos - Deus queira!)
    Brit ;)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo novo blog e continue escrevendo sempre! Eu era da mesma época.. onde eu subia na árvore pra jogar água nas minhas coleguinhas, e, a maior diversão era subir no sótão simplesmente pra sentir o poder de estar em cima da casa! Veja bem no que deu, ne?
    Beijos
    Tayssa

    ResponderExcluir
  8. Penso igualzinho, sem tirar nem pôr, principalmente pelo final. Prefiro tudo isso ao presente. Um beijo e sucesso na 'escrivinhação digital'.

    ResponderExcluir