segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dica de cinema: The Laramie Project - A História de Matthew Sheppard

Dez dias em casa com uma perna machucada e sem acesso à TV a cabo fazem as pazes entre você e seu HD.
Quando eu já havia esgotado todo o meu repertório de blogs, sites de cinema, sites de fanfiction, etc. prá visitar, o que me sobrou? Baixar alguma coisa aprazível via utorrent. O problema é que as coisas aprazíveis que eu queria baixar estavam demorando muito, e eu fui visitar então os recônditos esquecidos do meu HD para ver se havia algo que valesse a pena ser visto, ou revisto.
Encontrei na minha pasta de quinquilarias de Dawson's Creek um filme de da HBO de 2002 em que atuava o ator canadense Joshua Jackson (outro do seleto grupo 'Jesus, Me Abana!'), mais conhecido por interpretar Pacey Witter (em Dawson's) e por estar fazendo um grande sucesso com a nova série de investigação/suspense Fringe.
Sem muito entusiasmo, fui ver o filme. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma verdadeira perolazinha do cinema independente americano.
The Laramie Project, filme de Moisés Kauffman, trata de um crime que abalou os EUA no ano de 1998: o espancamento, a tortura e a consequente morte de Matthew Sheppard, 22 anos, na cidade de Laramie, Wyoming. Matthew foi levado de um bar local por dois outros rapazes da cidade de pouco mais de 25,000 habitantes. Foi roubado, atado a uma cerca, e surrado até ficar inconsciente. Permaneceu agonizando por cerca de 18 horas. Encontrado, passou ainda cinco dias no hospital, em coma, até que faleceu em decorrência dos traumas. O motivo do ataque: Matthew era homossexual.
Utilizando-se da estrutura narrativa de documentário, sem no entanto colocar em cena os reais envolvidos, Kaufmann relata a comoção causada pelo ataque a Sheppard na cidade, no país - cenas de Bill Clinton e Ellen DeGeneres protestando contra a violência podem ser vistas - e no mundo. O roteiro baseia-se nas mais de 200 entrevistas que o grupo de teatro encabeçado por Kaufmann e composto por gays e heteros fez com os habitantes de Laramie antes de encenar uma peça sobre o caso. A peça foi um sucesso e Kaufmann decidiu registrar em película a árdua pesquisa feita a priori.
O filme é o que convencionou-se chamar, em inglês, de "wake-up call"; um alerta, demonstrando como as mentes dos habitantes de Laramie puderam ser bem mais estreitas do que suas ruas. Apesar disso, alguns personagens em busca de redenção - perante a sociedade, perante si mesmos, quem sabe? - acabam por surpreender os entrevistadores e se colocam em posição de defender uma nova mentalidade: "Ódio não é um valor em Laramie", dentre eles o padre católico, o policial antes homofóbico, o taxista 'caipira'. Há também, é claro, os rancheiros tacanhos e a esposa de um oficial de polícia que pensam que a morte se Sheppard foi algo que sua própria 'condição' homossexual causou.
Dentre os destaques do filme estão as emocionantes atuações de Joshua, como o barman que foi o último a ver Sheppard com vida, e portanto testemunha-chave do caso; Cristina Ricci, como a melhor amiga de Sheppard; Janeane Garofalo, uma das poucas lésbicas assumidas da região, e Peter Fonda, como o médico que atendeu Sheppard no hospital local.
Vale como reflexão sobre a 'onda' - que já se tornou uma tsunami - de crimes de ódio que assola o mundo. Nunca é demais lembrar que o mandamento é 'Não Matar' e não, não há excessões à regra.

2 comentários:

  1. Já não sou muito fã de filme e algo remotamente relacionado a síndrome de Downson Creek kinda makes me cringe - Cheesy.A e a mentalidadezinha de interioranos estadonidenses é essa mesmo.Além do fato de eles terem um conceito bem diferente de higiene.Arquivos perdidos no pc,quando estou REALLY bored sempre the rerun de Friends

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, muito bem escrita - como sempre! Vi pouca coisa do cinema alternativo americano, mas os poucos que assisti me agradaram. Pergunta: esse cineasta é parente do C. Kaufman de 'Brilho Eterno...' e 'Quero ser J. Malkovich'?
    Também tenho uma nova resenha fresquinha saindo do forno... Mais tarde envio.
    Beijocas da Brit ;)

    ResponderExcluir